Entrevista com Sandro Pinto (#1/21)

Olá Sandro.

Obrigado por aceitares responder a algumas perguntas, nesta que é a primeira entrevista de uma série de 21 que vou fazer a 21 pessoas que admiro e que me marcam enquanto pessoa e profissional.

É um desafio autoproposto, inspirado no teu desafio de fazeres 21 edições tua excelente newsletter de linkedin “OUT – Um briefing de estratégia, crypto, imobiliário & lifestyle”.

Há 10 anos atrás, “desencontrámo-nos” numa iniciativa de networking, mas já nessa altura algo na forma como apresentavas o teu projeto fez com que estabelecesse contacto e te quisesse conhecer. 🙏

Ser proativo é o primeiro d’ 📘Os 7 hábitos de sucessos das pessoas altamente eficazes” (com o qual sei que te identificas) e, embora na altura estivesse longe de o saber, hoje sou grato tê-lo sido.
Conheci uma pessoa que representava tudo aquilo que, de alguma forma sentia que me faltava, a tua objetividade, o teu lado de concretizador e a tua forte orientação resultados. Em pouco tempo estávamos a trabalhar oportunidades em conjunto e até um projeto em joint venture que, não tendo corrido como todos desejávamos na altura, nos permitiu crescer em assuntos bastante relevantes.
Houve um tempo de “afastamento” e, no momento que menos esperaria, senti necessidade de voltar a ti e voltaste a ser fundamental. Juntei à admiração profissional a pessoal e não vou nunca esquecer o quão importante foi a confiança que passaste.

 

“Amo a vida e desafio-me diáriamente a alcançar um bom EQUILIBRIO entre Life e Business. A isto chamo Business Lifestyle” 

Quem é o Sandro Pinto? 

Ui, começas bem.

Normalmente as perguntas difíceis ficam para o fim 🙂

Hoje dia 13 de Janeiro 23, sou um alguém com uma dose suficientemente elevada de loucura que me faz continuar a lutar por sonhos. Gosto ainda de acreditar que além de lutar por sonhos, consigo concretizá-los. Talvez por isso a minha equipa da outglocal, que escolheu a minha assinatura criativa, me tenha denominado como “Dream Maker”.

Procuro incessantemente estabilidade Física, Mental, Financeira, Espiritual e Emocional; e desafio-me constantemente para isso. Mas existem dias em que me sinto um falhado.

Acredito nos resultados de Longo Prazo e vejo constantemente a vida em perspectiva.

Hoje questiono-me se esta luta incessante merece a minha sanidade mental, mas ainda assim na dúvida, persisto. Porque na verdade não me consigo imaginar de outra forma.
  

Empreendedor | Investidor | Fundador @outglocal consulting | Estratégia Orientada a Resultados | Mentor”. Qual destes “chapéus” sentes ser mais importante na tua vida hoje?? 

Empreendedor (ponto).

É a minha paixão.

Depois… sou investidor porque sou empreendedor.

Sou mentor porque sempre empreendi. E como tanto errei, tenho experiência para ajudar.

Aplico a estratégia orientada a resultados a muitas empresas (como consultor) mas se as minhas próprias empresas não derem dinheiro nada faz sentido.

Como já referi, desde o início que houve alguma empatia entre nós mas ultimamente, e com a tua newsletter em particular, para além de aguardar com curiosidade cada edição, parece que em cada edição acertavas “na ferida”. Claro que muitas pessoas terão sentido o mesmo, pelo sucesso visível da mesma. O que te fez começar este projeto?

Comecei por ingenuidade, naquela busca incessante por novos desafios. Percebi que o Linkedin tinha uma nova ferramenta e lancei-me a ela. Com um pouco mais de consciência e responsabilidade nunca o teria feito. Ainda bem que o fiz.

Com o desafio (autoimposto) de escrever durante 21 semanas atirei-me sem rede.
E abri-me completamente. Pus-me a nu. Tem sido uma catarse. Sessões de auto-psicoterapia pessoal e empresarial.

Aquele sou eu com todas as minhas dúvidas e certezas. Sem filtros.

Escrevo o que sinto
Nunca pensei alcançar tanta gente nem ter tantos assinantes. Foi uma surpresa gigante.

De algo não tenho dúvidas: tudo isso aconteceu porque decidi ser profundo e genuíno, sem filtros e sem segundas intenções comerciais.
 
  

Num mundo em que as tecnologias emergentes crescem exponencialmente em utilização, se tivesses de escolher 2 ou 3 tendências que as pessoas não podem mesmo deixar de estar atentas, quais escolhias e porquê? 

So far a pergunta mais fácil:

1. Tecnologia blockchain / web3.0! As pessoas (99%) ainda não fazem ideia da forma como irá mudar as nossas vidas (e como já o vai fazendo)

2. Inteligência artificial: em vez de dizer algo sobre isto, proponho apenas que descubram o Chat GPT ! Um exemplo brilhante de AI, mas o mais incrível, é que é apenas um exemplo entre muitos.

3. Economia digital / Mundo Crypto: uma tendência e uma paixão. Para mim une duas coisas que adoro: nova tecnologia e ganhar dinheiro.

Um dos objetivos pessoais que tenho é aumentar a minha proficiência financeira, daí a minha leitura atual (no momento que estou a escrever as perguntas para te fazer) seja 📘Pai rico, pai pobre” de Robert. T. que, não por acaso, foi recomendada por ti numa publicação de linkedin, de onde também retirei estas palavras:

Sempre achei que não existe interesse

na literacia financeira da população em geral.

Fica sempre a ideia que é preferível deixar esse conhecimento apenas para alguns.

Para uns quantos privilegiados.

Mas fosse este conhecimento obrigatório na escola primária

e a democratização da abundância seria superior

Com certeza, reconhecerás estas últimas palavras e, concordando contigo que a escola deveria ter um papel mais ativo na literacia financeira e não tem, o que podemos fazer para mudar isso? O que se propõe o cidadão, empresário e empreendedor Sandro Pinto fazer??  

Podemos ajudar aqueles que nos são próximos e esperar que o efeito borboleta do Universo conspire a favor.

É isso que tento fazer: tocar o próximo. E o próximo, e o próximo.

Um puto que eu gosto muito (hoje com 21 anos) disse-me recentemente que eu lhe tinha mudado a vida com os livros que lhe recomendei desde que ele tinha 14/15 anos.

O Pai Rico Pai Pobre foi um deles.

Quem me dera ter lido esse livro com 15 anos.

És uma pessoa que pratica desporto, que valoriza bastante o lado espiritual, que faz retiros, que defende imersões. Qual o papel destes hábitos na tua vida?

Esta semana fiz desporto todos os dias. E tu perguntas-me: sentes-te melhor fisicamente?

Seguramente que sim, mas não o fiz por isso! Fi-lo INDUBITAVELMENTE para esvaziar a minha mente de pensamentos no final de cada dia.

Tudo gira à volta da mente. Ou a dominamos sou somos dominados.

Retiros e imersões serve-me para canalizar energias e focar a minha mente à bruta.

A única diferença é que num retiro centras-te no meu interior e procuro as respostas dentro de mim.

Nas imersões centro-te num meio envolvente de conhecimento e procuro respostas nos outros.

Que livro aconselharias a qualquer pessoa como “leitura obrigatória”?

📘 Pense e Fique Rico (Napoleon Hill)

 

 

“O homem que realmente sabe o que quer da vida já percorreu um longo caminho para lá chegar”

Napoleon Hill, in Pense e fique rico 

Acredita que posso acrescentar valor aos seus projetos?